sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CONVITE para festa convívio da AJD

Estão todos/as convidados/as a comparecer, no dia 18 de Dezembro, pelas 18h, no gimnodesportivo de Deão, para participar na festa que será de todos nós.
Neste convívio, será exibido um filme com diversas actividades da associação, haverá uma aula aberta da oficina de cavaquinhos da AJD e, ainda, poderás ouvir alguns poemas de Natal recitados pelo grupo de teatro da AJD.
Para finalizar, não poderia faltar no convívio o tradicional lanche!

Junta-te a nós e traz algo para comer e beber.

Contamos com a tua presença!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Comemoração do Centenário da República

No passado dia 9 de Outubro de 2010, no Instituto Português da Juventude de Viana do Castelo, ocorreu uma tertúlia com animação teatral alusiva ao tema Democracia e República, organizada pela Associação Juvenil de Deão – AJD. A peça de teatro foi criada pelos jovens da AJD, em 2000, no âmbito das comemorações dos 90 anos da República, com o intuito de representarem junto das camadas mais jovens e darem a conhecer a evolução da República portuguesa. Como neste ano de 2010, comemoramos o Centenário da República, os jovens da AJD, tendo em conta as diversas actividades que estão a ocorrer a nível local e nacional e que anunciam os “Cem Anos de República”, revelaram um grande interesse por voltar a dinamizar a peça de teatro “A Rua” nesta tertúlia preparada pela AJD.

A iniciativa contou com a presença de Inácio Rocha (Professor do Ensino Secundário), Rui D'Espiney (Presidente do Instituto das Comunicações educativas), Maria José Guerreiro (Vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo), Vítor Mendes (Director Regional do IPJ), para além de autarcas, jovens, dirigentes de associações juvenis e população local.

Este evento cívico durou algumas horas, dado que, a participação de quem lá se encontrava foi positiva. Foram expostas dúvidas, opiniões e questões sobre a República que se vive actualmente, nomeadamente, se existe uma democracia justa, se os cidadãos portugueses participam activamente na vida política do país, se os jovens se interessam pelo que está a acontecer na sociedade. Muitas dessas questões, apesar das opiniões formadas, ficam sem uma resposta pois não temos uma população formatada, isto é, com as mesmas ideias, interesses e com a noção que o estatuto de cidadão resulta de uma pertença à comunidade e, igualmente, de uma participação nos assuntos comunitários.

É necessário que os jovens se unam com a República e Democracia para que exista um país melhor, com mais cidadania juvenil.

Vera Barros (16 anos)