quinta-feira, 28 de abril de 2011

Serviço de Voluntariado Europeu - SVE

A AJD está acreditada no âmbito do Serviço de Voluntariado Europeu - um projecto de voluntariado internacional.

A acreditação encontra-se publicada na base de dados da Comissão Europeia.

Este serviço permite aos/às jovens levar a cabo serviço de voluntariado com uma duração de até 12 meses num país que não o seu de residência. Está inserido no Programa Juventude em Acção, promovido pela Comissão Europeia.

Há projectos em todos os países da Europa e mesmo noutros continentes.

A AJD pode desempenhar o papel de Organização Coordenadora, Organização de Envio e Organização de Acolhimento.

Para fazeres SVE necessitas de uma organização de envio, como a AJD, e uma organização de acolhimento no país onde pretendes concretizar o projecto.

Como voluntário/a, quais são os teus direitos e deveres?
Os teus direitos...
- Despesas de viagem entre o local de residência e o local do projecto e a viagem de volta (90% financiado pelo Programa);
- Alojamento, alimentação, transporte local e dinheiro de bolso (variável de acordo com o país);
- Formação e orientação nas tarefas realizadas durante o projecto;
- Formação linguística;
- Apoio pessoal dado na organização de acolhimento;
- Certificado que descreve e valida a experiência de aprendizagem adquirida durante o projecto, assegurado pela Comissão Europeia;
- Seguro;
- Acção de formação antes da partida;
- Formação à chegada, no país que vais desenvolver o projecto.

Os teus deveres...
- Participar nas formações promovidas pela organização de envio, de acolhimento e Agências Nacionais;
- Satisfazer os objectivos e prioridades do Programa Juventude em Acção e do Serviço de Voluntariado Europeu;
- Desenvolver de forma activa as tarefas definidas no projecto e estar aberto a novas propostas.


Se estiveres interessado/a em participar, contacta-nos! Assim, poderás obter mais informações!!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Oficina de Cavaquinhos





Depois de uma pequena paragem devido às festas natalícias de 2010 eis que foram retomados de novo os ensaios dos cavaquinhos. Seria bom que os pais entusiasmassem os filhos à modalidade, só têm a ganhar. É atraente a hora e meia de ensaio semanal, enquanto se está presente nesta actividade está-se a ocupar o tempo de uma forma útil, saudável e alegre. Em casa, quantas vezes se ocupa um espaço vazio de tempo para fazer tilintar as cordas, tentar adquirir o conhecimento de mais uma música, mais uma novidade, torna-se um vício, mas um vício atraente. A música é algo cultural.
Assim, mais uma vez lanço um apelo àqueles que sintam uma pontinha de entusiasmo pelo tilintar das cordas de um dos mais pequenos instrumentos, mas talvez mais popular da música tradicional portuguesa. Como tal junta-te a nós inscreve-te, só tens de comprar o cavaquinho.
Da minha parte só posso dizer que é agradável, o convívio que se efectua durante os ensaios onde velhos e novos se encontram sem qualquer preconceito. É de facto agradável.
Decide-te, aparece, vais ver que te vais sentir bem!


Américo Mendes

terça-feira, 26 de abril de 2011

A AJD vai participar na VIII MANIFesta - Feira e Festa do Desenvolvimento Local (2011)

Em Julho, de 7 a 10, realiza-se a VIII MANIFesta - Feira e Festa do Desenvolvimento Local. A parceria responsável pela sua organização e dinamização é constituída pela Animar, CM de Montalegre, ADRAT, Ecomuseu de Montalegre e UTAD.

No dia 9 de Junho, enquanto decorre a Feira do Livro de Montalegre, será feita a apresentação pública desta oitava edição da MANIFesta, após a qual haverá uma prova de presuntos.



Assembleia Geral da Animar confirma MANIFesta de Montalegre


Os associados colectivos e individuais presentes na Assembleia Geral realizada no dia 26 de Março, em Peniche, revelaram o seu entusiasmo pela proposta de realização da MANIFesta 2011, em Montalegre, que decorrerá de 7 a 10 de Julho naquele concelho transmontano. A parceria local está organizada. Agora é preciso por mãos à obra e envolver todos os associados e todas as regiões do país.

Uma MANIFesta de combate e de afirmação de uma alternativa ao estado actual do país, das relações entre os cidadãos, as organizações da sociedade civil e quem governa, nos diversos níveis do poder instituído, eis uma ideia central que vai marcar os trabalhos preparatórios do encontro de Montalegre.

O local quer afirmar-se como uma alternativa forte para contrariar este estado de desregulação económica e social e pretende unir as forças e as competências dos que acreditam numa alternativa sustentável e mobilizadora das populações para um futuro melhor.

Uma MANIFesta com características muito próprias que deve ser marcada por:
- uma concentração de esforços e ideias em torno de uma alternativa estruturada pelo Local, evitando a dispersão temática e a multiplicidade de assuntos e debates a realizar;
- uma proposta que sendo referenciada na MANIFesta ao Local de Montalegre, deve ser de âmbito nacional e espelhar uma alternativa global;
- uma organização que assente na auto-mobilização dos associados que devem assumir tarefas de coordenação de áreas e responsabilizarem-se por campos concretos de acção;
- um processo que facilite a criação e estimule a consolidação de Redes Territoriais e de parcerias colaborativas que reforcem a capacidade de intervenção e influência do Desenvolvimento Local;
- uma dinâmica que abarque a dimensão transfronteiriça, com especial incidência na Galiza no plano territorial, e nos vizinhos mais próximos do outro lado das fronteiras existentes nas outras áreas políticas e sociais do desenvolvimento;
- uma plataforma de acções e ideias que permita afirmar a Animar e as organizações do Desenvolvimento Local, constituindo-se como espaço de divulgação e visibilidade pública, nacional e internacional.

Os parceiros da Equipa Local da MANIFesta são a ADRAT. a Câmara Municipal de Montalegre, o EcoMuseu, a UTAD - Universidade de Trás Os Montes e Alto Douro e outras organizações do concelho, mas também de Boticas e da Galiza.

Carlos Ribeiro
28 Março 2011


http://www.animar-dl.pt/index.php

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aproxima-se mais um Passeio Anual da AJD!

Estão todos/as convidados/as!

Este ano vamos ao Buçaco, Luso e Coimbra

Dias 28 e 29 de Maio

Inscrevam-se! Vai ser um fim-de-semana animado!


Contactos para inscrições: 258 730 653/92 678 83 75 ou assocjuvenildeao@gmail.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

Falamos sobre Associativismo Juvenil no Espaço Jovem da Câmara Municipal de Vizela

No Sábado, dia 2, os/as jovens da AJD deslocaram-se a Vizela para Falar sobre Associativismo Juvenil. Numa conversa alargada, falaram do seu percurso e das suas experiências no associativismo, assim como, apresentaram as principais actividades e projectos desenvolvidos pela AJD ao longo da sua existência. No imediato, as questões e comentários começaram a surgir nos/as jovens de Vizela, demonstrando uma admiração pelo historial da AJD e um grande interesse pelo associativismo juvenil: “Estamos fartos de passar as tardes no café, gostávamos de fazer algo útil pelo nosso local”.

Neste sentido, acreditamos que muitos frutos ainda serão colhidos deste encontro e ficamos muito satisfeitos/as por estes/as jovens constatarem que o simples facto de pertencer à comunidade não chega, sendo necessária uma participação cívica activa.


Agradecemos o convite realizado pelo Espaço Jovem de Vizela e a disponibilidade, recepção calorosa e interesse demonstradas!