segunda-feira, 31 de março de 2014

Encontro Distrital de Associações Juvenis – EDAJ

Foi no passado dia 29 de novembro que se realizou o Encontro Distrital de Associações Juvenis em Viana do Castelo, fruto do trabalho da Federação de Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo – FAJDVC e que teve como objetivo dar a conhecer o novo corpo dirigente da FAJDVC, promover um maior entrosamento entre as associações do distrito e promover o diálogo entre as mesmas sobre assuntos importantes ao associativismo juvenil. 
O EDAJ teve início na biblioteca municipal, onde se realizou a mostra associativa e a cerimónia de abertura do EDAJ, com a apresentação dos novos elementos dos corpos sociais da FAJDVC, seguido do debate que encerrou a cerimónia de abertura.   Este primeiro momento, a meu ver foi positivo, pois tratando-se de associativismo, onde por vezes é difícil cativar as massas, tivemos alguma representatividade por parte das associações locais, bem como de quem quis assistir pois era livre a entrada a todos/as os/as interessados/as. O debate que foi orientado pelo Tiago Rego (elemento da FAJDVC) e que contou com a presença de Manuel Barros (Diretor Regional do IPDJ), Júlio Oliveira (Presidente da FNAJ) e Manuel Sola (Presidente da ANIMAR), também foi muito produtivo – sendo o único ponto a reparar, a necessidade de ter sido mais longo, pois assunto não foi de todo o problema, e quando os temas são bons o tempo é sempre pouco. 
Terminada a cerimónia de abertura, deu-se um momento de maior descontração, que foi o jantar, onde a interação entre os/as jovens das associações dominou.                               
Depois avançámos para o momento final: o concerto e o "fora d'horas", para assim animarmos a noite vianense. O concerto foi com os Ultraleve e foi com tristeza da minha parte que vi o espetáculo não ter a merecida plateia (não pela qualidade mas sim pela quantidade), o que não influenciou o espetáculo pois o resultado foi um ótimo concerto, onde pessoas de todas as idades dançaram lado a lado tornando esta experiência fantástica. Uma vez terminado o concerto, veio o "fora d'horas" para continuar em grande, onde contamos com os espetáculos de Dead Elvis e UMBRA. 
Em jeito de resumo, eu fiquei satisfeito com o Encontro Distrital de Associações Juvenis, pois eu como membro da FAJDVC e participante no EDAJ diverti-me, aprendi e acima de tudo fiquei com vontade de um próximo EDAJ: aproveitaremos o que retivemos deste para melhorar, com esperança de um próximo com uma maior participação e com o objetivo de unir as associações do distrito, de forma a  que seja um distrito com uma forte onda associativa juvenil. E sem dúvida, este EDAJ foi um sinal que este distrito está vivo e tem algo a dizer. 
Gostaria de terminar a agradecer a quem esteve presente e a quem colaborou para que isto fosse possível. 
André Carneiro

sexta-feira, 28 de março de 2014

Oficina de Cavaquinhos da AJD



A aprendizagem do cavaquinho na AJD é uma atividade que continua em força. Nos últimos tempos, a oficina de cavaquinhos sofreu uma reorganização, existe um novo professor e até o dia e horário de funcionamento mudaram, de encontro às sugestões manifestadas pelos/as participantes.
Atualmente, a atividade funciona à sexta-feira, nos horários: 19:30 h às 20:30 h, para os/as iniciantes; 20:30 h às 21:30 h, para os/as que já têm noções do tocar cavaquinho.
A vontade e o entusiasmo dos/as participantes em aprender este instrumento continuam!
Se te quiseres juntar ao grupo aparece na Ludoteca/Escola Comunitária da AJD (Caminho Entre Escolas, n.º 19, Deão - antiga escola primária).

Joaquina Mendes

segunda-feira, 24 de março de 2014

Eleições na AJD

              No dia 22 de março, decorreram as eleições na AJD, para os/as titulares dos órgãos sociais para o biénio 2014/2015, sendo estes/as:
Mesa Assembleia Geral: Presidente – Nélia Pinto, 1ª Secretária – Célia Meira, 2ª Secretária – Rafaela Monte;
Conselho Fiscal: Presidente – José Adélio Pereira, Secretária – Susete Dias, Vogal – Ana Luísa Mendes;
Direção: Presidente – Cátia Pereira, Vice-Presidente – Joaquina Mendes, Secretária – Bruna Portela, Tesoureira –  Ana Paula Dias, Vogais – André Carneiro, Cristiano Rodrigues, Guilherme Silva, João Amorim, Luís Miguel Alves, Marlene Meira, Vera Barros; Suplentes – Mafalda Bandarra, Daniela Silva.
Auguram-se grandes sucessos para esta equipa renovada, na senda do espírito intergeracional que sempre caracterizou a AJD.
A nova equipa irá brevemente tomar posse.

Ana Paula Dias

segunda-feira, 10 de março de 2014

Folia e Alegria na Ludoteca

O Carnaval chegou em grandes passos e com alguma chuva à mistura.

Um ar de folia e de magia invadiu a Ludoteca logo na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, com uma tarde carnavalesca e com muitos festejos e animação. Entre jogos e palhaços, a festa estava ao rubro. O ponto alto da tarde chegou com o desfile de máscaras que as crianças confecionaram ao longo da semana. Por fim, houve um baile de carnaval ao ritmo do Samba. Fitas, balões, música enchiam aquele espaço com um frenesim sem fim.
Mas os festejos carnavalescos não acabavam por aqui. As férias começavam e três dias de atividades lúdicas com cheiro a carnaval esperavam as crianças. A confeção de máscaras foi a atividade mais concorrida. Mas as crianças também se deliciaram com balões de modelar e a realização de desenhos a relembrar esta época festiva.
Na terça-feira de Carnaval e, como não podia deixar de ser, as crianças vieram mascaradas. Entre um palhaço e uma boneca de trapo, passando por um diabinho, a fantasia reinou na Ludoteca. Outras crianças quiseram dar um toque de fantasia nos seus rostos com pinturas faciais.
Para o último dia de férias, o sol gratificou-nos com a sua presença e nós agradecemos. As crianças puderam aproveitar o espaço exterior e voltar às construções na caixinha de areia.
A época carnavalesca acabou em grande com alegria e animação, deixando um cheirinho de folia no ar.
Sílvia Dias