segunda-feira, 14 de julho de 2014

Projeto ENVOLV'ARTES


Como já referido neste blog, o projeto Envolv’artes foi financiado pelo Programa Juventude em Ação e promovido pelo Ecomuseu de Barroso e pela ANIMAR, e integrou jovens representantes de diferentes associações de Portugal e Itália.
O projeto visou sensibilizar a juventude para a importância da sua participação no desenvolvimento dos seus territórios e para a importância da criatividade e empreendedorismo, impulsionando a conceção de projetos e processos de criação de emprego.
Este projeto, que terminou com um encontro de jovens na Sardenha, para além das sessões de trabalho, permitiu a cada participante desenvolver no seu território uma ação local de forma a debater as potencialidades presentes nas suas localidades.
Assim sendo, a FAJDVC e a AJD realizaram, no dia 8 de março, a atividade intitulada “Desenvolvendo freguesias rurais do concelho de Viana do Castelo: um projeto em construção”, cujo principal objetivo foi debater as potencialidades do nosso território para construção de um projeto que valorize todos os recursos, desde o património material ao imaterial.
Durante a estadia na Sardenha, entre 16 e 23 de abril, representantes da AJD e da FAJDVC, e demais jovens de outras associações portuguesas, tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências com o grupo de jovens italianos/as e conhecer a cultura e a língua sarda. Para além disso, tendo este projeto como propósito a valorização da cultura, um dos momentos mais marcantes deste encontro foi o contacto com a vila museu, que dispõe de 400 murais e outras instalações artísticas, no encontro com alguns artistas da ilha do Mediterrâneo que trabalham na valorização da cultura pela arte - escultura e pintura.
Estas atividades permitiram aprofundar o conhecimento sobre o território de San Sperate e demonstraram a importância da existência de líderes e mediadores/as comunitários/as, isto é, pessoas que a partir das suas competências, procurem desenvolver iniciativas ou processos que contribuam para o desenvolvimento local. A título de exemplo, destacamos o testemunho de Pinuccio que, após o seu regresso a San Sperate nos anos 70, procurou fazer algo que contribuísse para o reconhecimento de San Sperate e que contribuísse para o desenvolvimento do território. Para tal, o maestro, escultor e pintor, desafiou todas as pessoas a pintar os muros de branco e a recriar nas suas paredes o seu quotidiano, e acreditou neste projeto, que passados 20 anos caracteriza a aldeia de San Sperate como um "museu vivo".
Com a participação neste projeto, nomeadamente com a ação local realizada em Viana do Castelo e com o intercâmbio na Sardenha, considerou-se que, com o envolvimento de diferentes agentes de desenvolvimento local do nosso território, é possível criar sinergias para implementar as ideias provocadas na ação local. Neste sentido, encontramo-nos numa fase de auscultação e definição de objetivos e caminhos.

Sara Freire

O que acontece na Ludoteca/Escola comunitária da AJD: Festa da criança


Mais um ano letivo chegou ao fim. Fecham-se os livros, arrumam-se as canetas. A alegria paira no ar pela chegada das férias. Este fim de mais uma etapa na vida de cada uma das crianças também foi assinalado na ludoteca da AJD.
      No dia 13 de junho, festejou-se a festa da criança com muita animação e alegria. Uma tarde já há muito preparada e esperada pelas crianças. São 4h da tarde quando um frenesim se faz ouvir na ludoteca. As crianças já chegaram ansiosas por começarem a dar asas às suas energias e participar nas diversas atividades instaladas no espaço interior e exterior.
Uma pequena apresentação do grupo de crianças dos cavaquinhos da AJD dá início à festa. Ao som deste instrumento tradicional português ouvem-se no interior da ludoteca músicas tradicionais bem conhecidas de todos, como o Alecrim ou o Marinheiro Vai Vai. Segue-se uma apresentação de algumas técnicas de Judo ao som da música. Uma salva de palmas se faz ouvir para felicitar todas estas crianças pelo esforço e dedicação que demonstraram nestes pequenos espetáculos.
A seguir, procedeu-se à abertura solene dos jogos no exterior. Confetis no ar, palmas, gritos de admiração marcaram este momento. Podiam começar a jogar! Entre corridas de sacos, o jogo da malha ou ainda o tiro ao alvo, as crianças fizeram uso da sua agilidade e dinamismo por cada jogo que passavam.
A hora de saborear o lanche tinha chegado. Bolos, bolachas, sumos, nada faltava e que bem fazia após tanto esforço. Finalmente, era a hora de deixar um registo deste dia com recordações de bons momentos vividos. Cada criança pintou então a sua mão e deixou a sua impressão no papel cenário.
Alegria, boa disposição e animação marcaram este dia. São momentos felizes que ficarão e outros que virão. É mais uma página escrita no livro de recordações da ludoteca.

Sílvia Dias

Campanha Pirilampo Mágico 2014


Mais uma vez, a AJD colaborou na campanha Pirilampo Mágico. Obrigada a todos/as que adquiriram o tão simpático bichinho. A CERCIFAF também agradece.
A direção da AJD