quinta-feira, 28 de maio de 2015

Projeto VAI – Voltas Associativas Intercâmbio

Atendendo ao lema da Associação Salta Fronteiras: “contactar, conhecer e compreender culturas, povos e geografias”, emergiu a ideia e vontade de criar um projeto que fortalecesse laços afetivos e efetivos entre associações, visualizando um futuro reforçado em parcerias e projetos estratégicos fortes, assim como aproximar as pessoas que aplicam a sua energia criadora e construtiva nas associações.
A ideia do projeto VAI – Voltas Associativas Intercâmbio foi lançado pela Associação Salta Fronteira e numa fase experimental como projeto-piloto, estão a participar 4 associações: Associação Juvenil Deão, YUPI, Synergia e a Salta Fronteiras.
O I Encontro do Projeto VAI decorreu nos dias 1 e 2 de maio, em Felgueiras, na Associação Salta Fronteiras.
A AJD, a YUPI, a SYNERGIA e a SALTA FRONTEIRAS, nestes dias, partilharam experiências, debateram políticas de juventude, aprenderam e conviveram. Estes momentos serviram ainda para fortalecer os laços de amizade entre participantes, que também são fulcrais no associativismo juvenil.
Nos dias 23 e 24 de maio, foi a vez da associação YUPI acolher as associações parceiras no II Encontro do Projeto VAI.
Neste encontro, foram promovidos espaços de partilha de desafios e experiências associativas, espaços de reflexão de problemas que invadem o quotidiano das associações, momentos de debate de políticas de juventude e estratégias que permitam um melhor funcionamento das associações.
Continuam a reforçar-se relações, ideias e forças!
Até ao próximo VAI!
Texto da autoria de vários/as participantes no VAI





terça-feira, 5 de maio de 2015

Dia do Associativismo Jovem

No dia 30 de abril, os serviços de Viana do Castelo do Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, promoveram a celebração do Dia do Associativismo Jovem, em Viana do Castelo.
Entre diversas atividades, destacamos o workshop “Igualdade de Género – Caminhos de Igualdade” dinamizado pela AJD, que se destinou a promover a capacidade de reflexão sobre os problemas de desigualdade de género presentes na sociedade. Assim sendo, nestas comemorações foi integrada a perspetiva da igualdade de género como reforço da importância do associativismo enquanto escola de cidadania e combate à discriminação, sublinhando o papel dos/as jovens na promoção da igualdade.
Sara Freire

sábado, 2 de maio de 2015

LAÇO AZUL

A Associação Juvenil de Deão – AJD também vestiu o seu laço azul para assinalar o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude.
O Laço Azul surgiu no ano de 1989, quando a cidadã norte americana, Bonnie Finney, divulgou a história dos maus tratos aos seus netos. Para chamar a atenção das pessoas, e sobretudo para sensibilizar a comunidade e decisores políticos para a adoção de medidas de prevenção dos maus tratos, está avó atou à antena do seu carro uma fita azul. E escolheu a cor azul para simbolizar as nódoas negras/azuladas que resultam das agressões nos corpos. Rapidamente, por todo o mundo, cresceu um movimento de sensibilização que nos alerta sobre este flagelo, chamando todos/as a agir de forma preventiva.
Em Portugal, durante o mês de abril, a iniciativa foi lançada por várias instituições preocupadas no seu dia a dia com o bem estar das crianças e jovens, levando as pessoas a questionarem o significado do laço, agitando as suas consciências.
Assim fez também a AJD: as crianças e jovens que frequentam a Ludoteca/Escola Comunitária recortaram em papel e pintaram um grande laço azul que ficou durante todo o mês de abril pendurado na porta principal. Todos/as ficamos mais esclarecidos/as sobre o significado do laço e despertos/as para prevenir que situações de maus tratos físicos ou psicológicos ocorram na nossa comunidade.

Ana Paula Dias